[resenha] Quinze Dias

by - novembro 26, 2017

ou sobre o livro que li em menos de 24h

logo que começaram a anunciar descontos da black friday, aproveitei a oportunidade para comprar livros - como um presente de natal para mim mesma - e assim  quinze dias de vitor martins chegou aqui em casa. eu tinha acabado a leitura de dias de abandono e randomicamente escolhi uma leitura para emendar e não perder o ritmo.

vamos à uma breve sinopse:

felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no youtube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.

sentei no sofá, dei uma passeada pelas páginas e confesso que não nutri grandes expectativas pela narrativa. depois de ler uma obra de elena ferrante, qualquer outra coisa que viesse em seguida iria parecer raso de mais. boy, was i wrong?

o livro tem 16 capítulos, um que narra o "antes" do começo das férias e serve para contextualizar melhor a história e outros quinze, um para cada dia de férias em que se desenvolve a narrativa principal.

a narrativa em primeira pessoa, contada sob a perspectiva de felipe, começa com o garoto se descrevendo. ele é um adolescente de 17 anos, gordo, cheio de inseguranças e que enfrenta um bullying pesado por parte de seus colegas de escola. por essa razão, as férias de julho são muito aguardadas! ele não vê a hora de passar 30 dias enfiado dentro de casa, assistindo séries e aproveitando o tempo longe daquela tormenta diária. o que felipe ainda não sabe é que sua mãe concordou em hospedar caio, vizinho deles, por quinze dias, enquanto os pais do garoto viajam para o chile em uma segunda lua de mel... e caio é crush de felipe.

não vou além disso para não estragar a história para futuros leitores, mas posso dizer que página após página, essa história me prendeu tanto que li o livro inteirinho em menos de 24 horas - mesmo tendo responsabilidades batendo à porta ¯\_(ツ)_/¯

vitor tem uma escrita moderna e simples, sabe conversar com a gente com facilidade e é impossível não se reconhecer em alguma situação descrita no livro. identifiquei a mim e amigos meus em vários pontos da narrativa e talvez por isso tenha sido tão difícil largar quinze dias e deixar o resto da leitura para depois. as descrições tem tantos detalhes que a gente lê e já vê o filme na cabeça.

eu parecia estar envolvida em um bate papo com um conhecido: felipe se tornou um amigo, mergulhei em seus pensamentos mais íntimos e torci por ele a cada virada de página. terminar o livro foi um misto de satisfação e saudade, pois em pouco tempo já tinha me apegado a cada um dos personagens que participam da trama e sem dúvida alguma, torço uma continuação dessa história.

pontos extras para a sutileza com que vitor aborda quesões de bullying, gordofobia e sexualidade. apesar de temas tão carregados de polêmica, a gente passa por eles com leveza e a reflexão acontece quase sem que a gente se dê conta dela.
 ________________________________________________________


(clique na imagem para comprar)




título original: quinze dias
autor: vitor martins
editora: globo alt
gênero: romance
páginas: 208
edição: 2017






Leia também:

1 comentários

  1. Já deu vontade de ler, mas me aventurei na Black Friday e a lista tá grande, mas vou adicionar a indicação para as leituras de 2018! Beijos.

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário! respondo e visito todos os links que deixam aqui :)