[resenha] Um de Nós está Mentindo

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder.

Para retomar minhas leituras do Kindle, o eleito foi o YA de suspense Um de Nós está Mentindo, lançado pela editora Galera Record em janeiro deste ano.

Com ares de The Breakfast Club, a história começa  com cinco estudantes do colégio Bayview reunidos para cumprir detenção. Suas personalidades não poderiam ser mais distintas: Bronwyn é a aluna modelo, que almeija estudar em Yale e anda sempre na linha. Addy é a princesa do baile, namorada do jogador de futebol mais cobiçado da escola. Nate é o bad boy do grupo, traficante de drogas em liberdade condicional. Cooper é o típico atleta de colégio americano e astro do time de beisebol. Por fim, Simon, criador de um famoso aplicativo de fofocas sobre a vida social do estudantes de Bayview.

A improvável junção dos alunos naquele castigo também tem motivos suspeitos: todos foram pegos com celulares na mochila durante as aulas (algo proibido pela escola) e todos alegam que aqueles aparelhos não eram seus. Por fim, algo terrível acontece: Simon passa mal e não resiste. Quando a polícia se envolve, fica claro que aquela não foi uma morte acidental.

Por se tratar de um YA, a história possui vários elementos clichês das típicas narrativas que tem uma escola de ensino médio americana como pano de fundo. Mesmo assim, os elementos de suspense e mistério que rondam a trama são cativantes a ponto de nos fazer não querer largar o livro até que cheguemos ao seu ponto final. Isso fez com que eu finalizasse a leitura em menos de 24 horas.

Um ponto negativo que salta aos olhos - e que não está relacionada à história, mas sim à edição - são os vários erros de digitação espalhados pelo livro. Fica claro que o trabalho de revisão foi feito sem muito cuidado ou com pressa. Não é algo que chega a atrapalhar a leitura, mas é fato que merece menção. Alô, Galera Record, mais cuidado na próxima vez! ;-)

De volta à história, a escrita de McManus, autora sobre a qual ainda não havia ouvido falar até então, é boa e percebe-se que a união de clichês que permeia a trama não está ali por acaso. Ao longo da leitura, os rótulos carregados por cada um dos personagens principais vão se diluindo em personalidades muito mais complexas e profundas.

Dividido em 3 partes, os capítulos do livro são narrados em primeira pessoa, sempre alternando entre os quatro personagens principais: Nate, Bronwyn, Cooper e Addy. Esse formato não serve para nos mostrar a mesma cena por diferentes ângulos, mas sim para nos trazer narrativas que se completam, o que evita que a história se torne cansativa.

Apesar disso,  a sensação de que o livro ganhou um final corrido é evidente quando vamos nos aproximando das páginas finais. Tudo vai sendo construído com cuidado para cheguemos a um plot twist (nem previsível, nem genial) que culmina em um final desejável, mas pouco aproveitável.

É uma leitura que vale a pena, mas não recorra a este livro se estiver buscando algo complexo e chocante. Um de Nós está Mentindo é uma narrativa que entrega aquilo que promete: uma história envolvente e interessante, nada além.
________________________________________________________

(clique para comprar)

Título original: One of Us is Lying
Autora: Karen McManus
Editora: Galera Record
Gênero: YA/Policial
Páginas: 384
Edição: 2018









Um comentário:

  1. Me pareceu uma história bem no estilo Pretty Little Liars... você assistiu? Compraria o livro pra passar o tempo, mas pelo visto não parece ser daqueles que a gente precisa ter na estante... mesmo assim vou deixar anotado aqui também pra comprar futuramente :)

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário! respondo e visito todos os links que deixam aqui :)

ttc // a teoria de todas as coisas © 2018. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.