Wanderlust: 5 livrarias para conhecer ao redor do mundo

by - julho 16, 2018

Viajar é uma das coisas que mais amo fazer, apesar de não conseguir fazê-lo com tanta frequência. Das muitas coisas que passam pela minha cabeça no tempo livre que eu tenho, os lugares que eu mais gostaria de conhecer (ou retornar) costumam ser unanimidade. Já vi muitos desses posts por aí e inspirada no meu desejo de viajar e no meu amor pelo cheiro de livros novos, resolvi montar um post com 5 livrarias - incríveis - para conhecer ao redor do mundo.

1. Cook & Book (Bruxelas - Bélgica)

Foto: The Art of Exploring
A Cook & Book é uma mistura de restaurante e livraria que fica em Bruxelas, na Bélgica. O espaço é dividido em dois prédios diferentes e são 9 setores dedicados e estilos diferentes de livros (artes, música, ficção, culinária, lifestyle e etc)  e decorados de forma característica.

2. Shakspeare and Company (Paris - França)


Esse é possivelmente o nome mais popular da lista. A Shakespeare and Company foi aberta em 1919 por Sylvia Beach e durante a década de 1920 foi ponto de encontro de grandes nomes da literatura como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford. Em 1940, em razão da ocupação Nazista na França, a loja fechou e nunca mais foi reaberta. Foi então que em 1951 George Whitman abriu a Le Mistral que foi, mais tarde, renomeada Shakespeare and Company em homenagem à livraria original. O espaço funciona como sebo e biblioteca de leitura especializada em literatura inglesa.

3. Cafebrería El Péndulo (Cidade do México - México)

Foto: American Ethnography Quasimonthly
Uma combinação entre café, livraria, filmes, plantas e luz solar... essa é a charmosa Cafebrería El Péndulo que fica na Cidade do México. O estabelecimento foi inaugurado em 1993 e hoje é considerado um centro cultural. Além do café e da livraria, o espaço também abriga galerias de arte, palestras e outros eventos.

4. Chapters Runnymede (Toronto - Canadá)


A livraria ocupa o prédio de um antigo teatro e aí está todo o seu charme. O espaço ainda guarda referências do antigo estabelecimento e a atmosfera é totalmente mágica. Update: após 15 anos de funcionamento, a livraria foi fechada e não existe mais :(

5. Atlantis Books (Santorini - Grécia)


Tudo na Grécia, por si só , já parece saído de um filme... então, imagine uma simpática livraria no meio de tudo isso! Pois é, a Atlantis Books fica no centro de Oia em Santorini e vende livros em diversos idiomas, além de obras raras como a primeira edição do livro 1984 de George Orwell.

Vamos?

Leia também:

1 comentários

  1. quando li o título do post fiquei morrendo de medo de já ter passado por um mol de lugares e ter perdido as livrarias. perdi "só" dois. e pensando bem nem perdi tanto assim. fui a paris e a bruxelas há mais de 10 anos atrás, num tempo em que eu viajava num ritmo bem diferente e que perambular em livraria jamais faria parte do meu roteiro, veja só.
    vou salvar esse post com carinho pra futuros roteiros.
    p.s.: fiquei apx pela livraria em toronto

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário! respondo e visito todos os links que deixam aqui :)